Familiares enaltecem homenagem às vítimas do carnaval de 2005 no Lubango
Os familiares das 21 vítimas do carnaval de 2005 enalteceram nesta terça-feira, (01) na cidade do Lubango, o gesto do governo em homenagear os seus ente-queridos, num dia em que seria realizado o desfile provincial.
Numa mensagem, os familiares agradeceram o governo pelo facto de não os terem abandonado e lembrarem seus filhos, sobrinhos, irmãos e amigos, que naquela edição partiram inesperadamente apara eternidade.
No desfile do carnaval de 2005, a primeira vez que foi realizado longe da habitual Praça João Paulo II, a festa acolhida pelo Complexo da Senhora do Monte, um camião desgovernado colheu foliões de grupos carnavalescos.
Dezassete anos depois do acidente, do qual resultaram 21 mortos e 70 feridos, quando estava em curso o desfile de grupos de infantis, o governo da Huíla prestou uma homenagem as vítimas.
Na ocasião, o director do gabinete provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos, Osvaldo Lunda, disse que por conta da Covid-19, para se evitar aglomerações de pessoas e muitas, foi organizada uma homenagem que marcou o ponto mais alto do Carnaval.
Detalhou que o objectivo é mostrar às famílias enlutadas de que as autoridades não se esqueceram desses cidadãos e que estão com elas na dor, porque “aquele acidente serviu-nos de lição e de lá para cá todas as medidas de segurança têm sido acauteladas, inclusive a mudança do local para a realização da maior manifestação cultural”, aludiu.
“A nossa mensagem hoje é de paz, estamos juntos na dor e sempre que possível o nosso gabinete vai lembrar para que os familiares percebam que não foi em vão que eles estiveram connosco e nós vamos estar com eles também”, asseverou.
Testemunharam o acto de deposição de flores no local do desastre, entidades governantes, policiais, militares, autoridades tradicionais, responsáveis de grupos e familiares.
Fonte: Angop