Cultura

Fãs de Kanye West querem lhe devolver o estatuto de bilionário

manuelsumbo
Nov 03, 2022

Os fãs do Kanye West estão a fazer de tudo para apoiar o rapper e criaram mesmo páginas na plataforma GoFundMe para ajudar o artista a recuperar o título.

Kanye West continua a dar que falar, por todas as razões e mais algumas. Após ter feito referência no Twitter aos judeus usando o termo “defcon 3”, um termo militar que significa “perigo para a segurança nacional”,vários dos seus contratos milionários foram cancelados. Primeiro, foi a Balenciaga que cortou relações com o artista, depois foi a vez de adidas anunciar que não voltaria a colaborar com West. Até o museu Madame Tussauds decidiu retirar a sua figura de cera da exposição permanente.

Depois das várias marcas terem cortado relações, a revista “Forbes” retirou o estatuto de bilionário de Kanye. O valor do seu património líquido está agora estimado em 400 milhões de dólares.

Os fãs, revoltados, estão a fazer de tudo para apoiar o rapper e criaram mesmo páginas na plataforma GoFundMe para ajudar o artista a recuperar o título. Uma delas chama-se “Fazer do Kanye West Bilionário Outra Vez”, numa alusão ao slogan “Make America Great Again”, usado por Donald Trump. O objetivo é angariar um total de mil milhões de euros. Nenhuma contribuição foi feita e a GoFundMe procedeu, entretanto, à remoção dessas páginas.

Recorde-se de que estes não foram os únicos comentários ofensivos que Kanye West fez nas últimas semanas. No início de outubro foi fotografado em Paris a utilizar uma camisola onde se lê “White Lives Matter” (as vidas brancas importam, em português). Trata-se de um movimento que foi criado por volta de junho de 2020 para contradizer o “Black Lives Matter”, que chamava à atenção para a precaridade das vidas das pessoas negras, que muitas vezes são vítimas de brutalidade policial.

E como se isto não bastasse, afirmou também que George Floyd — que foi assassinado por um polícia a 25 de maio de 2020, crime que espoletou manifestações por tudo o mundo — havia morrido devido ao consumo de drogas.

Nit