Desporto

Federação de Futebol: Sorteio do Girabola acontece hoje

joaquimjose
Ago 31, 2022

O sorteio para disputa da 45ª edição do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão 2022/23 realiza-se hoje, às 10h00, na sede da Federação Angolana (FAF). Segundo José Neves, presidente do Conselho Técnico da FAF, sete equipas concluíram o processo de licenciamento dos jogadores junto da plataforma “FIFA Conet”.

Dos 16 clubes elegíveis para a competição, apenas doze estão com o processo de licenciamento na plataforma FIFA Connect em andamento, mas revelou que sete cumpriram com todos os procedimentos legais”, disse ontem, José Neves, citado pelo jornal de Angola, em declarações ao canal desportivo da Radiodifusão Nacional de Angola.

O responsável fez saber que o Conselho Técnico tem dialogado com as direcções das equipas para saber da documentação em falta.  “Queremos que o quadro mude”, declarou.

José Neves explicou, igualmente, que, por causa do imbróglio sobre o envio dos processos para o cadastro e licenciamento dos jogadores, os clubes devem consultar o Comunicado Oficial (CO) da FAF nº 26/SG/22, datado de 30 de Junho para se inteirarem da documentação exigida para o efeito. O sorteio vai ser presenciado pelos representantes dos clubes participantes, onde estão perfilados quatro candidatos à conquista do título: Petro de Luanda (campeão em título),1º de Agosto (vice-campeão), Sagrada Esperança e Interclube.

O arranque da maior competição futebolística do país está previsto para o dia 24 de Setembro, ao passo que o desafio da Supertaça, que marca a abertura da época, disputa-se a 21 do mesmo mês. O FC Santa Rita de Cássia regressa ao convívio dos grandes, ao passo que o Grupo Desportivo Escolinha Isaac Filho de Benguela e ASK Dragão do Uíge são as equipas debutantes da competição.