Cultura

Festas da Nossa Senhora do Monte custam mais de 100 milhões e durará 31 dias

joaquimjose
Jul 20, 2023

As festas da Nossa Senhora do Monte, a padroeira do Lubango, vão custar mais de 100 milhões de kwanzas, maioritariamente de patrocinadores durante os 31 dias seculares, foi esta quarta-feira anunciado, pelo presidente do Comité do evento, Paulo Gaspar.

O orçamento feito tem variado entre 105 a 110 milhões de kwanzas, valores que nunca foram atingidos”, afirmou Paulo Gaspar, ontem, em conferência de imprensa de apresentação da 121ª Edição das Festas de Nossa Senhora do Monte, acrescentando que o montante tem servido para fazer das festas um evento cada vez melhor, mesmo com a exiguidade de recursos, mas o crescimento do evento, através da incorporação de novas actividades, o orçamento, também, vai aumentando.

Paulo Gaspar salientou que do orçamento prometido (100 milhões), a organização dispõe de perto de 50 por cento, pelo que aguarda até no final do mês ter a outra parte e cumprirem de forma eficiente o programa do evento, caso contrário será forçada a encurtar o programa.

O presidente do Comité de Festas da Nossa Senhora do Monte avançou que para cobrir todos os gastos e realizar festas com melhores condições seriam necessários entre 150 a 200 milhões de kwanzas, no actual contexto.

Declarou que o orçamento das festas ainda não está fechado, porque o evento não tem uma dotação financeira proveniente do Orçamento Geral do Estado (OGE) ou do Governo da Huíla para a realização das actividades, sendo realizadas em grande parte com os patrocinadores.

“O comité acaba por negociar com a classe empresarial e os possíveis patrocinadores para reunir os valores para poder realizar as festas. Temos um forte apoio institucional do Governo da Huíla e em algumas questões também financeiras”, explicou.

No programa das Festas, todos os anos, está incluída a igreja Católica que tem as suas tradicionais actividades religiosas, o Comité de Festas que realiza e coordena o evento em si, a Associação Provincial dos Desportos Motorizados que organiza os 200 quilómetros da Huíla.

Fazem parte ainda o Comité Miss Huíla com a sua gala de eleição da mulher mais bonita da província, a Associação Agro-Pecuária, Comercial e Industrial da Huíla (AAPCIL) que organiza a Expo-Huíla, a Cooperativa dos Criadores de Gado do Sul de Angola (CCGSA) com a Feira do Gado, assim como diversas actividades desportivas e culturais durante todo o mês de Agosto.

ANGOP