Actualidade

Filho deixa cabelo crescer por 2 anos para fazer peruca para a mãe que luta contra o câncer

manuelsumbo
Ago 01, 2022

O norte-americano Matt Shaha, deixou o cabelo crescer ao longo de 2 anos, para fazer uma peruca para sua mãe, Melanie, que em tratamento contra um câncer, perdeu suas longas madeixas.

Em entrevista ao portal Today Show, Matt disse que tomou essa decisão porque queria fazer sua mãe “se sentir acolhida e confortável” em meio às duras sessões de radioterapia.

A mãe dele tinha sido diagnosticada com um tumor cerebral benigno em 2003, após se queixar no médico que sentia fortes dores na cabeça com frequência.

Os exames constataram uma massa de carne estranha na hipófise, uma pequena glândula localizada na base do encéfalo que produz hormônios que contribuem para o bom funcionamento do metabolismo.

O tumor tinha o tamanho de uma ameixa e afetou diretamente o funcionamento da tireoide de Melanie. “Fiz uma cirurgia para remover o tumor e tive um ótimo resultado”, disse a mãe de 6 filhos ao portal Today Show.

Apesar do procedimento ter sido um sucesso, a mãe de Matt precisou voltar à sala de operação em 2006, pois a massa havia crescido novamente.

Onze anos depois, em 2017, o bendito tumor retornou de novo e dessa vez, Melanie precisou fazer radioterapia.

“Perguntei ao meu médico: ‘Vou perder meu cabelo?’ e eles disseram ‘Não’”, lembrou a norte-americana. “Três meses depois, meu cabelo era longo e de repente comecei a perdê-lo. Fiquei surpresa. Quando a gente perde o cabelo, a gente se destaca na multidão. Eu não me importo em estar doente, mas me importo de parecer doente”, desabafou.

A alopecia incomodava muito Melanie, que tentava trabalhar em sua autoestima como podia. Certo dia, durante um almoço em família, seu filho, Matt, teve uma ideia.

“Eu disse: ‘Por que não deixar meu cabelo crescer para fazer uma peruca para você?’”.

Matt tinha concluído a faculdade meses antes e estava acostumado a ter um estilo de vida limitado por causa disso. Então, decidiu curtir sua liberdade de deixá-lo crescer.

Num primeiro momento, Melanie não queria sobrecarregar o filho. “Eu dizia a ele: ‘Eu amo seu cabelo’ e ele dizia: ‘Em breve, estará na sua cabeça!’”, relembra. Como o jovem estava certo de sua ideia, a mãe não retrucou mais.

Dois anos se passaram e quando o cabelo de Matt estava longo o suficiente para confeccionar a peruca, ele decidiu cortar os fios com a ajuda de alguns amigos. “Ficamos super empolgados e quando eles começaram a cortar, choramos juntos”, lembrou.

Em seguida, a cabeleira foi enviada para uma empresa especializada da Califórnia, a Compassionate Creations, que entregou uma peruca costurada à mão para Melanie.

“Foi uma alegria trabalhar com a família”, disse a co-fundadora da empresa, Veronica Balch. “Quando alguém se propõe a fazer o que ele fez para ajudar um membro da família, torna o que fazemos ainda mais especial”, ressaltou.

Ao final, o resultado emocionou Melanie. “A cor é espetacular e nós a cortamos e estilizamos com um cabeleireiro. Matt disse que fica ótimo em mim. Com certeza me encheu de emoção”, completou a mãe, orgulhosa.