Cultura

Filme de Denis Miala vence sete prémios no Fesc Kianda

joaquimjose
Jan 31, 2023

O filme angolano “Moça”, de Denis F. Miala, venceu sete prémios na 4° edição do Fesc-Kianda numa cerimónia, onde foram premiadas as melhores cinematográficas de curta duração da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O filme levou os prémios de Melhor filme, Melhor actor, Melhor fotografia, Melhor realizador, Melhor caracterização, Melhor edição e melhor direcção de arte.

A cerimónia de encerramento, aconteceu na última sexta-feira, no Instituto Guimaraes Rosa, ex-Centro Cultural Brasil-Angola, e contou com a presença do administrador das Ingombotas.

Vamos voltar mais” disse o actor, José Inácio ‘Imperador’ protagonista principal do filme, ao descer do palco, após a recepção do segundo prémio. E de facto, o actor e o realizador do filme, Denis Miala, voltaram a subir novamente 5 vezes ao palco, sobre os aplausos da plateia que reconhecia o mérito do filme, de acordo com JA.

“Moça” foi gravado em Luanda em 2021, e foi oficialmente lançado em 2022. A obra participou em vários festivais internacionais e nacionais nos quais sempre arrancou elogios e aplausos do público que se prenderam nesta história de uma moça que assombra a cidade de Luanda, com sede de vingança. Fazem parte do elenco os actores José Dange, Asfelcia Dalila Contreiras, Ladilson Manuel e Gaspar Wão.

Este ano, o Fsec-Kianda homenageou o realizador Asdrúbal Rebelo, uma das grandes referências na sétima arte em Angola. Asdrúbal Rebelo nasceu em Luanda a 7 de Janeiro de 1953, tendo passado pela antiga Escola Industrial, onde frequentou o curso de Pintura Decorativa, o que o levou, antes de se dedicar ao cinema, à profissão de desenhador e decorador de interiores, na Junta de Acção Social do Trabalho de Angola (JASTA) em 1973.