Cultura

Filme “Elo” de Edgar Cláudio vence 2ª edição do Cine Fest

joaquimjose
Jul 26, 2022

A Curta-metragem nacional “Elo”, do realizador Edgar Cláudio, foi o grande vencedor da segunda edição do Festival de Cinema, denominado “Cine Fest”, realizado de 19 a 24 deste mês, inserido nas actividades da Feira Artesanal de Viana (FAV), em Luanda.

Segundo a organização do festival, o filme foi distinguido com o “Grande Prémio Município Satélite”, pelo conjunto de prémios arrebatados nas categorias de melhor actriz, música original, realizador e sonoplastia.

O filme “Elo” aborda a história de Maria, mulher devota a Deus, que tenta educar a filha adolescente com princípios cristãos.

Para dar vida ao drama, a actriz Sharon Primo, mostra, em 25 minutos, as aflições de uma mulher em busca da filha. Na história, o realizador procura dar ao público uma ideia do sofrimento ao qual é sujeita a personagem principal para encontrar a filha, assim como para a proteger de algumas tendências sociais.

O curta-metragem foi gravada em várias localidades de Luanda, como o Rangel, Viana e Camama, sob direcção de Denis Miala. O filme, que contou apenas com técnicos e actores nacionais, é a estreia de Edgar Cláudio na sétima arte. A produção conta com as participações dos actores Carlos Alves, Letícia Almeida, Nelma Valdez e Valércya Nzollani.

O curta-metragem esteve nomeado para a terceira edição dos prémios “Teranga Movies 2022”, que decorreu de 29 de Junho a 2 de Julho, no Grande Teatro de Dakar, no Senegal.

O Festival de Cinema em Dakar visa premiar filmes de curta e longa-metragem, ficção e documentários de produção africana.