Cultura

Filme Jóia: Micaela Reis revela detalhes da gravação do drama nacional

joaquimjose
Abr 13, 2022

“Uma obra cinematográfica que homenageia todas as mulheres angolanas”.

Imagem do Instagram

Por: Joaquim José

A actriz Micaela Reis, autora do drama nacional, disse que o filme Jóia continua em fase de produção sem data ainda de estreia. Sobre os próximos passos do filme, a também Presidente da Associação Cultural Impacto Criativo (ACIC) revelou ao WI-AO detalhes de sua obra, do elenco e a mensagem por trás da história da longa-metragem.

A obra cinematográfica Jóia é baseada em factos reais ocorridos na província de Benguela, no município do Bocoio, Monte Belo, que conta a história de coragem e determinação de uma jovem angolana, disse Micaela Reis.

Trata-se de uma obra escrita por mim baseada em factos reais ocorridos na província de Benguela, mais precisamente no Bocoio, Monte Belo”.

Conta a história de uma jovem angolana de Monte Belo e a sua coragem e determinação ao enfrentar e superar as enormes dificuldades com que se deparava num período de grande conflito.”

A estreante na produção cinematográfica, conta que sua fundação, Associação Cultural Impacto Criativo (ACIC ), quer com, “ esta produção contar bem a sua história, refinar as atmosferas que apliquem  uma linguagem universal, colocando  na tela o mundo exterior e interior,  para que  este drama tenha  a eficácia de fazer as pessoas se reverem nela,  através das interpretações dos actores, do ambiente, da paisagem sonora e da beleza, e que seja um daqueles filmes que nos leve a uma determinada época e o  modo como se  expressam.”

Imagem do Instagram

Sobre as gravações e o elenco do filme

Segundo a actriz, as gravações serão feitas no município do Bocoio, situado na província de Benguela. O drama conta com um elenco de profissionais e novos talentos, actores e actrizes que participaram nuns castings que decorreram em Luanda no dia 04 de Março à 28 de Agosto e em Benguela no dia 7 de Março.

O elenco é o resultado da aposta no talento que a ACIC fez, constituído sem exceção por actores e actrizes de diferentes níveis e experiências provenientes de vários pontos de Angola, que foram convidados após o processo de selecção nos castings realizados em Luanda e Benguela”, disse acrescentando que, “Todos estão a realizar um trabalho maravilhoso e a surpreender-nos a cada dia com o seu talento!

Imagem do Instagram

Quando questionamos a Micaela Reis quem interpreta o personagem Jóia, actriz limitou-se apenas em dizer que, “É uma actriz novo talento que participou nos castings que a Associação Cultural Impacto Criativo fez.”

“A Associação Cultural Impacto Criativo, é uma fundação sem fins lucrativos, uma equipa de profissionais angolanos, e parceiros multidisciplinares com quem temos o privilégio de estar a compartilhar este momento revestido de enorme importância para a cultura e produção cinematográfica nacional. Permite-nos afirmar, sem sombra de dúvidas, que as perspectivas para este filme são bastante positivas”, referiu a presidente do projecto.

O filme nacional Joia, está para breve sua estreia, o drama, que está a cargo da Associação Cultural Impacto Criativo, produção executiva e guionista Micaela Reis.

“Pretendemos com este filme transmitir uma mensagem de esperança, coragem e determinação”