Politica

Financiamento da campanha eleitoral reajustado para mil e cento e doze milhões de Kzs

armandomaquengo
Jul 12, 2022

O financiamento público da campanha eleitoral dos partidos políticos e das coligações de partidos políticos concorrentes às eleições gerais de 2022 foi reajustado, nesta segunda-feira, para mil e cento e doze milhões e cinquenta mil kwanzas (1 112 050 000 Kz).

O referido valor, segundo um Decreto Presidencial a que a ANGOP teve acesso, será atribuído a cada um dos partidos e às coligações admitidos pelo Tribunal Constitucional.

Esta verba tem como objectivo financiar a campanha eleitoral dos concorrentes às eleições gerais, que terão lugar no dia 24 de agosto de 2022.

O anterior valor estava fixado em 444,8 milhões de kwanzas para cada um dos 7 partidos e uma coligação de partidos políticos que vão concorrer ao pleito.

Trata-se, designadamente, dos partidos MPLA, UNITA, PRS, FNLA, APN, PHA e P-NJANGO e da coligação CASA-CE.

As próximas eleições gerais em Angola, as quintas da história do país, desde a Independência nacional a 11 de Novembro de 1975, vão contar com a participação, pela primeira vez, dos angolanos residentes no estrangeiro.

Do total de 14,399 milhões de eleitores esperados nas urnas, 22.560 são da diáspora, distribuídos por 25 cidades de 12 países de África, Europa e América.

A votação no exterior terá lugar em países como a África do Sul (Pretória, Cidade do Cabo e Joanesburgo), a Namíbia (Windhoek, Oshakati e Rundu) e a República Democrática do Congo (Kinshasa, Lubumbashi e Matadi).

Ainda no continente africano, poderão votar os angolanos residentes no Congo (Brazzaville, Dolisie e Ponta Negra) e na Zâmbia (Lusaka, Mongu, Solwezi).

Fora do continente, o voto estará aberto à diáspora angolana no Brasil (Rio de Janeiro, Brasília e São Paulo), na Alemanha (Berlim), na Bélgica (Bruxelas), em França (Paris), no Reino Unido (Londres), em Portugal (Lisboa, Porto) e nos Países Baixos (Roterdão).

A anteriores eleições ocorreram em 1992, 2008, 2012 e 2017.