Actualidade

Foguetão chinês descontrolado suspende voos em Espanha

armandomaquengo
Nov 04, 2022

A reentrada descontrolada na atmosfera de um foguetão chinês levou, esta sexta-feira, ao encerramento do espaço aéreo de Espanha, segundo avançam os meios de comunicação locais.

O foguetão CZ-5B vai sobrevoar, durante cerca de uma hora, o espaço aéreo espanhol, de acordo com as informações fornecidas pelos controladores aéreos, na rede social Twitter.

A Protecção Civil espanhola, por sua vez, advertiu que os voos na Catalunha estão “totalmente” restringidos durante 40 minutos, “devido ao risco associado” à passagem do objecto espacial.

Também o aeroporto de Barcelona suspendeu todas as partidas e chegadas durante uma hora, o que poderá afectar todos os horários do resto do dia.

A suspensão do tráfego aéreo afectará ainda os aeroportos das Ilhas Balneares, Aragão, e Navarra.

O foguetão foi lançado no dia 31 de Outubro, tendo sobrevoado o espaço aéreo de Grécia e de Itália.

Prevê-se que passará ainda por Portugal e pelo Oceano Atlântico, mas desconhece-se a localização ou momento de aterragem, diz o El Mundo.

De momento, apenas um voo da companhia Iberia, a partir do Porto, com destino a Madrid, terá sido cancelado, de acordo com as informações disponíveis na página da ANA – Aeroportos de Portugal.

O Notícias ao Minuto contactou tanto a ANA, como o Ministério da Administração Interna, estando a aguardar resposta.

Entretanto, espera-se que as rotas afectadas retomem a normalidade progressivamente, segundo adiantaram os controladores aéreos espanhóis, também na rede social Twitter.