Forças Armadas Angolanas prontas para o asseguramento das eleições de 2022
O chefe de estado-maior geral das Forças Armadas Angolanas (FAA), general do exército Egídio de Sousa Santos, reafirmou, quinta-feira, no Soyo, província do Zaire, a prontidão do efectivo para o asseguramento das eleições gerais de Agosto próximo, adiantou à Angop.
Em declarações à imprensa, no final de uma visita de algumas horas ao Soyo, onde esteve acompanhado do seu homólogo de Portugal, almirante António Silva Ribeiro, a alta patente das FAA disse ser o desejo das autoridades do país que o pleito eleitoral de Agosto decorra de forma ordeira e tranquila.
Acrescentou que, além do asseguramento do pleito, as forças armadas estão sensibilizadas e mobilizadas para participarem activamente nas eleições gerais, exercendo o seu direito de voto.
Em relação a visita do seu homólogo de Portugal a Angola, Egídio de Sousa disse que esta surge em retribuição da visita efectuada em 2019 àquele país europeu.
“A visita da delegação do estado-maior geral das forças armadas portuguesas ao nosso país visa fortalecer a cooperação no domínio de formação de quadros em todas as áreas que compõem o nosso exército”, referiu.
A comitiva manteve um encontro de cortesia com o governador da província do Zaire, Pedro Makita Armando Júlia.
Visitas aos empreendimentos económicos, com destaque para a central eléctrica do Ciclo Combinado do Soyo e a fábrica Angola LNG, preencheram a jornada de trabalho.