Formalização do processo de agentes económicos informais inicia no Luena
O processo de formalização da actividade dos agentes económicos informais que operam no mercado da Baúca no município do Luena, província do Moxico, começou na terça-feira, 15 de fevereiro.
Por: Armando Maquengo
De acordo com com uma nota divulgada no site do Ministério da Economia e Planeamento de Angola, no Luena, capital do Moxico, espera-se formalizar cerca de 3 mil vendedores de bancada e ambulantes, no âmbito do Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI).
Para o lançamento oficial do PREI está na província do Moxico o Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano João, que nesta segunda-feira, 14, manteve um encontro de cortesia com o Governador Provincial, Gonçalves Mwandumba.
Nesta terça-feira, 15, Mário Caetano João lança o PREI, e a seguir visita à fazenda Sucassanji, à Cooperativa Kaungo, e à Fazenda Camaiangala, privatizada no âmbito do PROPRIV.
Na Quarta-feira o Ministro trabalha na Lunda Sul, onde vai proceder ao lançamento oficial do PREI, no Mecado de Candembe e logo depois vai inaugurar a Agência Regional do Banco de Desenvolvimento de Angola, e de seguida vai manter um encontro de auscultação com a classe empresarial da região.
Ainda na Lunda Sul, Mário Caetano João vai visitar projectos do sector produtivo no âmbito do PRODESI.
Na Quinta-feira o governante tem o dia reservado para trabalhar na Lunda Norte, onde igualmente lança o PREI, no Mercado de Canunguna, no Dundo, bem como efectuar visitas às três cooperativas agropecuárias.
A delegação do Ministro da Economia e Planeamento, é composta pelo Director Nacional do Gabinete de Politica de População, Adriano Celso Borja, Directora Nacional para Economia e Competitividade, Joffrana Xavier, João Nkosi, Presidente do Conselho de Administração do Instituto Nacional de Apoios às Micro, Pequenas e Medias Empresas, INAPEM, Teodoro Poulson, Coordenador da Comissão de Restruturação do Fundo Activo de Capital de Risco Angolano, FACRA, e outros funcionários seniores do Ministério da Economia e Planeamento.
“De recordar por outra que, as jornadas de campo do PREI já passaram pelos mercados do 30, Luanda Sul, Sanzala, em Viana, Luanda e pelo Mercado do Chissindo, Bié. Estão activas no mercado da Quissala na província do Huambo, no do Kikolo, Asa Branca, no Cazenga em Luanda, Muntudo na Huíla, Oshamukwuiyu, no Cunene, Chauande, em Malanje e Catome de Cima, no Cuanza Norte. No cômputo geral, incluindo o processo oficioso, em todo o País, esse programa do Executivo já formalizou mais de 70.000 empreendedores informais”, conforme se lê no documento.
Por último, a nota faz saber que o PREI é uma iniciativa do Governo de Angola, levada a cabo por uma comissão multisectorial, coordenada pelo Ministério da Economia e Planeamento com o apoio orçamental da União Europeia e assistência técnica do PNUD.