Actualidade

França emite mandado de captura internacional contra presidente sírio por ataques químicos

armandomaquengo
Nov 15, 2023

Nesta quinta-feira, 15 de novembro, a França emitiu um mandado de captura internacional contra o presidente sírio Bashar al-Assad, acusando-o de liderar os ataques químicos de 2013.

O mandado também inclui seu irmão Maher, chefe de uma unidade militar de elite síria, e dois generais das forças armadas, as acusações envolvem crimes de guerra e crimes contra a humanidade relacionados aos ataques que, segundo a oposição, foram perpetrados pelo regime sírio, resultando na morte de mais de 1.400 pessoas perto de Damasco em agosto de 2013.

A decisão surge após uma investigação da justiça francesa sobre os ataques químicos, desencadeada por uma queixa apresentada por organizações civis em março passado. As acusações são veementemente negadas por Assad, que alega não possuir armas químicas e classifica as alegações como uma “fabricação” dos Estados Unidos.

A França alega jurisdição mundial para lidar com os crimes denunciados e a emissão do mandado é considerada um precedente histórico.

Organizações de direitos humanos e vítimas dos ataques celebraram a decisão como um passo em direcção à responsabilização pelos crimes cometidos na Síria. NM/ BRTN