Cultura

Fundação Arte e Cultura homenageia Mestre Kituxi no sábado

joaquimjose
Jul 21, 2023

A Fundação Arte e Cultura, em Luanda, presta homenagem ao músico Miguel Francisco dos Santos Rodolfo, artisticamente conhecido por Mestre Kituxi, com “música, dança, teatro, poesia e artes plásticas”, sábado, 22 de Julho, às 19 horas, na sede da fundação, foi anunciado.

Por: Joaquim José

O concerto que terá entrada gratuita, abertura das portas será às 18 horas, segundo uma nota da Fundação Arte e Cultura, a que o WI-AO teve acesso hoje, “a homenagem é feita de modo multidisciplinar, com intervenções de música, dança, teatro, poesia e artes plásticas”, pelos os alunos daquela escola, junto com o artista Vladimiro Gonga.

Os alunos da Escola de Artes da Fundação Arte e Cultura, juntamente com o convidado especial Vladimiro Gonga, prestarão homenagem ao “ícone da música angolana, o Mestre Kituxi”, no Wyza Anfiteatro, localizado na Ilha de Luanda, na Rua do Centro Médico da Ilha”, explica a fundação Arte e Cultura, em um comunicado na sua rede social Instagram.

A Fundação Arte e Cultura fez saber que, na sequência da criação do Projecto e-Zomba, a Escola de Artes da Fundação desenvolveu um programa de homenagens aos artistas angolanos que contribuíram significativamente com a sua arte na valorização, engrandecimento, preservação e divulgação da cultura angolana.

O objetivo, da criação do Acervo Cultural Digital “E-Zomba, é de promover e disponibilizar a riquíssima cultura angolana tanto a nível nacional quanto global.

O músico e compositor angolano Mestre Kituxi considerado um homem de cultura, líder do emblemático grupo “Kituxi e os seus acompanhantes”, nasceu em Luanda, no bairro Marçal, no dia 4 de Junho de 1940.

Kituxi começou a sua carreira artística no princípio dos anos cinquenta, com participações em grupos emblemáticos: “Feitiço Negro”, “Fogo Negro” e o Conjunto Músico Teatral “Ngongo”.