Agenda

Fundação Sagrada Esperança acolhe hoje exposição fotográfica “Kindala & Mbiavanga Expo”

joaquimjose
Jul 27, 2022

“Kindala & Mbiavanga Expo” uma exposição colectiva fotográfica que visa “entregar uma experiência visual, apelando à sensibilidade artística de cada um sobre a cidade (Luanda) em que nascemos”, refere o comunicado de imprensa da UNAP, que o Jornal de Angola teve acesso.

A exposição fotográfica abre hoje, às 17h00, no auditório Afonso Van-Dúnem Mbinda, em Luanda, reunindo obras dos artistas Hermenegildo Kindala e Wilson Mbiavanga.

A exposição marca a estreia dos artistas no cenário artístico luandense, cujo percurso vêm de caminhos diferentes no mundo das artes, embora com objectivos semelhantes, cuja mensagem visa “entregar uma experiência visual, apelando à sensibilidade artística de cada um sobre a cidade (Luanda) em que nascemos”, refere o comunicado de imprensa da UNAP.

A mostra, uma parceria com a Fundação Sagrada Esperança, junta 50 fotografias inéditas, com múltiplos motivos capturados em momentos ímpares. Hermenegildo Kindala explora, nas suas obras, o tema “Resiliência”, enquanto Wilson Mbiavanga brinda os apreciadores das artes com uma proposta sob o tema “Harmonia Inconsciente”.

Além de incitar a aproximação harmónica entre arte e o público angolano, o evento visa a construção de sinergias, impulsionar novas ideias na classe de artistas e estimular conjuntamente o mecenato.

Hermenegildo Kindala, natural de Luanda, é fotógrafo urbano desde tenra idade, tendo começado aos 12 anos a registar paisagens, socorrendo-se da câmara compacta de marca FujiFilm.

Em 2011, cursou Fotografia Social com o realizador de cinema Ananias Barão. Nos dois anos seguintes, conheceu em Vilmar Moreno Cardoso, professor brasileiro, um mentor para formação de Direcção Artística.

Desde então, a fotografia é o seu veículo principal de expressão artística.

Por sua vez, Wilson Mbiavanga formou-se em Filosofia e Sociologia pela Universidade Sorbonne-Paris IV, e deu continuidade à formação académica com o curso em Ciências Criminais, na Universidade de Boston, não concluiu, pois, o amor pelo cinema falou mais alto. Actualmente, radicado em Nova Iorque, Wilson é realizador, argumentista e co-fundador da produtora M.G. Cinecraft.

Venceu vários prémios: Melhor Humor, Melhor Web Série e Melhor Argumento, no “Top Indie Film Awards 2021”. Conquistou o Prémio do Júri, no “Chelsea Film Festival” (2021), com a série “SAFU”.  Foi nomeado em outros festivais internacionais na Coreia do Sul, Japão, Reino Unido e Itália.