Cultura

Gabriel Tchiema prepara quarta obra discográfica

manuelsumbo
Jun 27, 2022

O músico angolano Gabriel Tchiema, anunciou, esta segunda-feira, no Dundo, província da Lunda Norte, o lançamento, para este ano, da sua quarta obra discográfica.

Em declarações à ANGOP, Gabriel Tchiema disse que a obra, em fase final, será composta por dez a 12 faixas com participações de músicos nacionais e estrangeiros.

A obra aborda o amor ao próximo, o resgate e a preservação dos hábitos e costumes dos povos e a solidariedade, nos géneros tchianda, jazz, rumba e soul.

Sem adiantar o título do álbum, o músico indicou que as músicas serão cantadas na língua nacional tchokwe.

Gabriel Tchiema nasceu no município de Dala, província da Lunda Sul em 1966. Começou a dar os primeiros passos na música na província de Cabinda nos anos 90, como co-fundador e integrante da banda ASP, com a qual venceu prémios em festivais e concursos musicais.

A carreira a solo começou em 1990. Lançou o primeiro disco em 1998, intitulado “ Yena nhi yami”, em 2008 o segundo, com o título “Azwlula”, que teve boa aceitação da crítica nacional e internacional. Em 2013 apresentou o álbum “Mingole”.

Tchiema canta a maior parte das suas composições em cokwe e funde a tchianda, género da sua região de origem, ao jazz, rumba e soul.