Economia

GAMEK entrega oficialmente instalações eléctricas para exploração à RNT

armandomaquengo
Fev 15, 2022

O Gabinete de Aproveitamento do Médio Kwanza (GAMEK), Instituto tutelado pelo Ministério da Energia e Águas, responsável pelas obras e Projectos Estruturantes do Sector Eléctrico Nacional, informou às entidades públicas, privadas singulares, e população em geral que está em fase de comissionamento (testes) para entrada em serviço, as instalações da Subestação do Bita 400/220/60kV e Linhas de Transporte a esta associadas.

Por: Armando Maquengo
Em nota de imprensa o GAMEK explicou que havia o imperativo de ordem técnica de se proceder ao desligamento da Subestação 220/60kV Camama, este domingo, 13 de Fevereiro de 2022, no período das 07h00 às 12h00, para interligação dos Serviços Auxiliares desta Subestação, ampliada para conexão das novas Linhas de Transporte de 220kV que interligam as Subestações de Bita e da Camama, no âmbito do pacote de obras contratadas pelo Executivo, para o escoamento da energia eléctrica produzida no Aproveitamento Hidroeléctrico de Lauca.

Avança ainda que, a entrada em serviço destas instalações (Linhas e Subestações), para além de criar redundância ao fornecimento de energia eléctrica à região de Luanda, concorre para o reforço da capacidade de atendimento do fornecimento de electricidade e assegura maior robustez ao Sistema Nacional Interligado de Transporte de Energia.

Por contingência da actividade mencionada supra, sublinha, as subestações de operação da RNT-EP e da ENDE-EP, alimentadas pela Subestação 220/60kV Camama, consequentemente, também foram desligadas no mesmo período.

“Antecipadamente, pedimos desculpas, pelos transtornos eventualmente derivados desta interrupção, que visa melhorar e aumentar o acesso da população ao serviço público de fornecimento de electricidade”, conforme se lê no documento.

Assim sendo, o referido gabinete aproveitou também a ocasião para referir que, desta forma, o GAMEK entrega oficialmente estas instalações eléctricas para exploração à empresa RNT.