Politica

General Gato “ataca” Francisco Viana após tomar posição contrária a do GPU de posar na foto com PR

armandomaquengo
Out 19, 2022

O quadro veterano do principal partido da oposição em Angola, UNITA, Lukamba Gato, usou as redes sociais esta quarta-feira para alertar ao recém-eleito à Assembleia Nacional pela UNITA, Francisco Viana para que não comece com as “assanhadices” à custa do sacrifício de muitos.
Por: Armando Maquengo

Os pronunciamentos de Lukamba Gato, segundo constatou WI-AO, surgem depois do deputado independente pela UNITA, Francisco Viana, ter lamentado a atitude do Grupo Parlamentar da UNITA, que rejeitou posar numa fotografia institucional com o Presidente da República, João Lourenço, durante a cerimónia de abertura da V legislatura, em frente ao salão
nobre da Assembleia Nacional.

“Ah, porque sou Deputado independente. Você fez a sua campanha independente ou atrelado a uma estrutura partidária? Não comecem com as vossas assanhadices à custa do sacrifício de muitos. Isso não é justo”, escreveu Lukamba Gato.

Também, frisou que “você vincula-se a uma estrutura partidária, você “aceita concorrer” sob os símbolos de uma organização que tem regras e cultura organizacional própria. Depois de estar na Assembleia o primeiro acto teu como Deputado eleito é procurar diferenças e acirrá-las”.

Refira-se que, Francisco Viana, o único deputado pela lista da UNITA que se juntou
aos parlamentares do MPLA, PRS, FNLA e PHA, disse que ficou surpreendido com este comportamento.

“Nós, quando tomamos posse como deputados, juramos reconhecer as instituições. No momento em que recebemos a mais alta instância no Parlamento, nós devemos respeitar com carinho o Chefe do Estado angolano”, disse Francisco Viana, citado pela Rádio Nacional de Angola, salientando que a fotografia de abertura de um ano legislativo é histórica.

Na ocasião, Viana prometeu que será um elo de entre as duas bancadas e que trabalhará afincadamente para ajudar e encontrar as melhores soluções.

Como deputado independente, assegurou Francisco Viana, tudo vou fazer para estabelecer uma boa ponte entre os deputados da UNITA e os deputados do MPLA. Sou deputado do povo. Vamos tentar trabalhar com o Executivo para (ele Governo) ser escravo das suas promessas.