Desporto

Girabola2021/22 retoma na próxima semana

armandomaquengo
Abr 02, 2022

O Campeonato Nacional da primeira divisão (Girabola2021/22), suspenso temporariamente, retoma na próxima semana, com a disputa da sua 24ª jornada, após consenso entre a Federação Angolana de Futebol (FAF) e a Associação de Árbitros de Angola (AAFA).

A decisão foi avançada este sábado, em Luanda, pelo vice-presidente da FAF, Paulo Ferreira Neto, depois de um encontro com AAFA e o consorcio que garantiu 50 por cento do valor antecipado para pagamento da divida reivindicada pelos “homens do apito”, que haviam anunciado a paralisação das suas actividades.

Segundo o dirigente, num momento em que o país assinala mais um aniversário da paz e reconciliação nacional, não poderia haver uma melhor mensagem aos amantes do futebol, que fosse o consenso. Por isso, o Girabola retoma já na próxima semana.

A suspensão havia sido feita numa nota da FAF, cuja decisão também foi tomada após uma reunião entre as partes, na sequência da reclamação dos árbitros de pagamentos em atraso.

O documento referia ter o órgão reitor recebido, a 28 do corrente mês, um ofício da AAFA a anunciar a paralisação da actividade no Girabola a partir da 24 ª jornada, após 14 rondas sem pagamento, e que não se chegou a acordo.

“Não havendo consenso e atendendo ao facto de a FAF não dispor de condições financeiras para satisfazer as exigências dos árbitros, é suspenso, de forma temporária, o Girabola2021/22 “, lia-se na comunicação.

Trata-se da primeira vez que ocorreu uma paralisação desta prova por este motivo, numa altura em que a federação conta com um consórcio para ajudar a suportar os gastos inerentes.

O consórcio, que substituiu os clubes no pagamento dos prémios aos árbitros desde o Girabola2019/20, veio conferir maior dignidade aos profissionais.

Anteriormente, um comissário recebia 70 mil kwanzas por actuação, árbitros e assistentes 60 mil kwanzas cada e o 4º árbitro 50 mil.

Já com a acção do consórcio, o comissário obtém 150 mil kwanzas, árbitros e assistentes 130 mil cada e o quarto árbitro 120 mil.

O Campeonato Nacional de futebol é liderado pelo Petro de Luanda, com 54 pontos, mais quatro que o Sagrada Esperança da Luanda Norte. O Sporting de Benguela é o último colocado com quatro.

Angop