Governadora de Luanda e Ministra da Educação abordam desafios do sector
A Governadora de Luanda, Ana Paula de Carvalho, recebeu nesta quinta-feira, 10 de Fevereiro, a Ministra da Educação, Luísa Grilo, com quem abordou o estado das escolas, a insuficiência de quadros, o concurso público para ingresso na educação, a distribuição de manuais, a vacinação de crianças, bem como a higiene e a biossegurança.
A Ministra fez saber que Luanda tem a maior população estudantil, por isso, consta das prioridades do Executivo, referindo, por exemplo, o caso das escolas privadas que leccionam os cursos de Saúde à margem da lei. Assinalou também, que a degradação das escolas, por todo o país, é igualmente prioridade do Ministério da Educação.
A governante reconheceu que a capital necessita de, pelo menos, 16 mil professores, no entanto, segundo as quotas orçamentais do Ministério das Finanças, este ano só poderão ingressar 250, um número acrescido de 1000 professores que recebem salários, porém, não têm colocação.
Narciso Benedito, Director do Gabinete Provincial da Educação, salientou que as 250 vagas disponíveis, estão divididas em duas categorias, nomeadamente sexto grau e décimo terceiro grau, relembrando que participaram do último concurso 17. 788 candidatos.
Quanto ao concurso público de acesso e ingresso no sector da educação a Ministra sublinhou, “É normal que muitos candidatos fiquem de fora, mesmo que estes tenham tido boas notas, vamos priorizar os que tiverem melhores notas, porque estão disponíveis apenas 250 vagas conforme foi anunciado”.
O encontro de trabalho, para além de ser acompanhado pela Delegação do Ministério da Educação e do Governo da Província de Luanda, contou igualmente com a participação dos Administradores Municipais.
Posteriormente a chefe máxima de Luanda, recebeu a Ministra das Finanças Vera Daves e o Ministro da Economia e Planeamento, Mário Caetano, para um encontro técnico acerca do concurso público para gestão do aterro sanitário.