Economia

Governo vai investir USD 5,7 mil milhões na produção de grãos

armandomaquengo
Nov 29, 2022

O Executivo vai investir, nos próximos cinco anos, 5,7 mil milhões de dólares, para produzir 6,1 milhões de toneladas de trigo, arroz, soja e milho, com o objectivo de aumentar os índices de produção agrícola no país, inserido no Plano Nacional de Fomento da Produção de Grãos (PLANAGRÃO) declarou, nesta segunda-feira , em Luanda, o secretário de Estado para o Planeamento.

Milton Reis, que discursou na cerimónia de abertura da apresentação do Relatório sobre as Perspectivas Económicas Regionais da África Subsariana do Fundo Monetário Internacional (FMI), que decorreu no Museu da Moeda, indicou que, a par do programa de fomento da actividade agrícola, o Governo vai investir, igualmente, 300 milhões de dólares, para financiar o desenvolvimento da produção de carne bovina, suína, caprina, ovina e de aves, bem como melhorar as infra-estruturas do sector pecuário existentes no país, no âmbito do Plano Nacional de Fomento e Desenvolvimento da Pecuária (PLANAPECUARIA).

De acordo com o secretário de Estado para o Planeamento, referenciado pelo JA, o objectivo deste plano é aumentar a produção de carne bovina para 110 mil toneladas, suína para 120 mil, caprina para 310 mil e ovina para mais de 240 mil toneladas. Segundo Milton Reis, a produção de ovos vai aumentar para 3,1 milhões e a de leite para 17 milhões de litros, em 2027.

Segundo o governante, no quadro do Plano Nacional de Fomento das Pescas (PLANAPESCAS), o Governo prevê mobilizar 300 milhões de dólares, com os fundos do Banco de Desenvolvimento de Angola (BDA), para financiar o fomento da actividade pesqueira empresarial, aumentar a produção e transformação do pescado e do sal.

Acrescentou que o plano prevê, também, assegurar o abastecimento regular de pescado à população e garantir a segurança alimentar à população, atingindo uma produção de 752 mil toneladas de pescado e 473 mil toneladas de sal, em 2027.