Agenda

Grupo Elinga Teatro exibe “Amêsa ou a Canção do Desespero” no FestLuso no Brasil

joaquimjose
Ago 22, 2022

O grupo Elinga Teatro participa, a partir de hoje até 28 do corrente mês, no Festival Internacional de Teatro Lusófono (FestLuso), na cidade brasileira de Teresina (Piauí), com a peça “Amêsa ou a Canção do Desespero”.

Com texto e direcção de José Mena Abrantes, a peça tem interpretação de Cláudia Púcuta e Sunny Dilage, figurinos de Anacleta Pereira, luminotecnia de Paulo Cochat, percussão de Raul do Rosário.

“Amêsa” estreou em Luanda no dia 4 de Março de 2021, com representações no Elinga e Casa das Artes, e participou desde 2021, em três festivais em Angola, nomeadamente Festeatro Mulher, Luanda Cidade da Cultura da CPLP e Circuito Internacional de Teatro, e em Portugal, no Tanto Mar – Festival Internacional de Artes Performativas de Loulé.

Em Novembro deste ano, a mesma peça está convidada para o próximo Mindelact, em Cabo Verde.

Salienta-se que uma outra obra de José Mena Abrantes, “A Órfã do Rei”, ganhou em Teresina, no ano de 2000, o prémio de Melhor Espectáculo (Júri Popular), no IX Concurso Brasileiro de Monólogos.

O grupo Elinga-Teatro, do umbundo “Elinga”, significa acção, iniciativa e exercício, foi criado, no dia 21 de Maio de 1988. A existência do grupo inscreve-se, no entanto, numa linha de continuidade, iniciada com o grupo Tchinganje (1975/76), prosseguida com o Xilenga-Teatro (1977/80) e com o grupo de Teatro da Faculdade de Medicina de Luanda (1984/87).