Grupo Mitrelli apoia artista angolano no lançamento de novo disco
Representa a oportunidade de recomeçar a cada novo nascer do sol e de abrir espaço para novos movimentos de luz e alegria a cada novo dia. Falamos de ‘Uazekele’, o novo álbum do artista angolano Vladimiro Gonga, que foi oficialmente lançado e apresentado no último Sábado, 9 de Setembro, no WyzaAnfiteatro da Fundação Arte e Cultura (FAC).
Enquadrado na sua política de responsabilidade social corporativa e de cidadania, o Grupo Mitrelli apoiou o artista na criação e lançamento deste novo álbum, dedicado ao povo angolano e à valorização da música local e nacional.
Enquanto parceira no fomento da cultura nacional, a Mitrelli tem como missão apoiar a criação de projectos próprios e estar lado a lado com os artistas angolanos. Sendo a cultura parte daquilo que somos e o que nos caracteriza e distingue enquanto povo, faz parte do ADN da Mitrelli contribuir para a preservação e difusão das mais diversas manifestações culturais, artísticas e históricas.
Na Mitrelli, operar de forma responsável e sustentável é um modo de vida e, independentemente dos locais onde actua, o Grupo acredita que o seu trabalho apenas é eficaz se for combinado com benefícios sociais para a população. Angola não é excepção, e neste País a Mitrelli tem a honra de ser o principal patrocinador da FAC e de trabalhar constantemente em prol da cultura angolana.
O Grupo Mitrelli assegura igualmente apoio às comunidades locais para o desenvolvimento de infra-estruturas culturais e na promoção de projectos de inclusão social, que contribuem para moldar o futuro das crianças e jovens.
O álbum ‘Uazekele’ foi produzido e arranjado por Gonga, apresentando-se como uma safra de canções com a marca do autor. O álbum é composto por 12 faixas musicais, melodias sinuosas e harmonias surpreendentes, num passeio por diversos géneros e ritmos, sem qualquer perda do acento africano.
“Representa um recomeço. Aquilo que não conseguimos fazer ontem, podemos fazer hoje. É sempre uma nova oportunidade para recomeçarmos. E nós vivemos fases assim, em que procuramos muito para conseguirmos alcançar alguma coisa e nem sempre dá certo. Mas o ‘Uazekele’ representa um bom dia, um recomeço”, explica Vladimiro Gonga, acrescentando que o disco é uma “forma de renovação estética dos ritmos tradicionais modernos angolanos”, que permite uma “maior aprendizagem sobre a cultura angolana, que é muito mais profunda”.
No evento de lançamento, que contou com a estreia do videoclipe da música que dá nome ao álbum e a revelação de todo o processo criativo e conceptual de ‘Uazekele’, foi anunciado que o artista vai preparar uma tournée que passará por várias províncias de Angola, sendo anunciado em breve as datas e locais dos espectáculos.
Vladimiro Gonga é um cantor, compositor e violonista que cruza influências e combina ritmos tradicionais de África com o Jazz e a Bossa Nova, explorando uma busca criativa que traz novas sonoridades à música popular angolana. O artista é reconhecido pelos seus arranjos, e experimentações e inovações que acrescenta às suas músicas. ‘MassembaJazz’ foi o primeiro álbum produzido por Gonga, em 2010, em parceria com o músico, guitarrista e produtor Max Viana, sob os auspícios do Grupo Mitrelli através da FAC.