Actualidade

Guerra na Ucrânia: Zelenskyy teme por locais sagrados

manuelsumbo
Mar 02, 2022

O presidente ucraniano Volodymyr Zelenskyy expressou sua preocupação de que os ataques russos possam ameaçar locais religiosos sagrados e disse que as tropas russas estão a tentar “apagar nossa história”.

Por meio de um discurso postado no Facebook, Zelenskyy denunciou nesta quarta-feira um ataque russo que atingiu o memorial do Holocausto Babyn Yar em Kiev.

Ele disse: “Isso é além de desumano. Tal ataque com mísseis significa que, para muitos russos, nossa Kiev é absolutamente estrangeira. Eles não sabem nada sobre nossa capital, sobre nossa história. Eles têm ordens para apagar nossa história, nosso país e todos nós.”

“O que acontecerá se até Babyn Yar [for atingido], que outros objectos ‘militares’, ‘bases da OTAN’ estão a ameaçar a Rússia? Catedral de Santa Sofia, Lavra, Igreja de André? ele perguntou, referindo-se a locais em Kiev considerados sagrados por crentes ortodoxos ucranianos e russos em todo o mundo.

Zelenskyy também afirmou que quase 6.000 soldados russos foram mortos desde que a invasão começou na quinta-feira passada. A Rússia não divulgou os números gerais de vítimas e o número não pôde ser confirmado.