Saúde

Hospital com mais de 30 anos tem apenas três médicos para 80 mil habitantes

armandomaquengo
Jan 19, 2023

O Hospital municipal da Conda, província do Cuanza Sul, necessita de 10 médicos nas especialidades de pediatria, medicina geral e gineco-obstetrícia para assegurar os serviços de saúde na circunscrição.

O Hospital conta, apenas, com três médicos, sendo dois especialistas em medicina familiar e um pediatra.

Em declarações à Angop, a directora-geral do Hospital Municipal, Luísa Jorge Kiala, disse que “pensamos ser insuficiente o número de médicos que a unidade tem, se tivermos em conta que o município conta com 80 mil habitantes e temos uma média diária de consultas externas de 200 pacientes”.

A par da necessidade dos médicos, de acordo com a responsável, o Hospital  tem em falta 30 enfermeiros, quatro ambulâncias, entre outros profissionais e meios.

“Em caso de gravidade nas especialidades em falta, o hospital local encaminha os doentes para o Hospital Geral do Cuanza Sul, no Sumbe”, disse.

Em média mensal, o Hospital municipal recebe Kz 12 milhões que, de acordo com a responsável, para cobrir as despesas são necessários Kz 26 milhões para assegurar, igualmente, o centro materno infantil e outras despesas quer em termos de alimentação, combustível, material de higiene e gastável.

O Hospital Municipal da Conda, existe há 30 anos, tem 68 camas. Frequentemente atendem pacientes com a malária, doenças diarreicas agudas, anemia, febre tifóide e acidentes rodoviários, numa unidade com três médicos e 15 enfermeiros.