Huíla: Hospital Evangélico de Caluquembe em reabilitação
O Hospital Evangélico de Caluquembe, na província da Huíla, está a beneficiar de obras de reabilitação e posterior apetrechamento, no âmbito de um programa de recuperação da infra-estrutura hospitalar, financiado pelo Governo angolano.
As obras foram autorizadas pelo Presidente da República, João Lourenço, na sequência de uma audiência que concedeu recentemente ao presidente da Igreja Evangélica Sinodal de Angola (IESA), Diniz Eurico, que detém a unidade.
Trata-se de um empreendimento que existe há 125 anos, com capacidade de internar 240 pacientes e as obras vão proporcionar qualidade na assistência humanizada, de pacientes idos de quase toda região Sul do país.
A intervenção é da responsabilidade do Gabinete de Obras Especiais do Presidente da República vai cingir-se na melhoria dos serviços do bloco operatório, vedação, bem como a construção de um novo laboratório de análises clínicas, em virtude do actual estar com mais de 50 anos, além da ampliação da área de RX.
Em entrevista hoje, terça-feira, à ANGOP, nesta cidade, o presidente da IESA, Diniz Eurico, sem revelar o montante empregue, afirmou que a reabilitação já começou com a montagem do estaleiro do empreiteiro e prevê a aquisição de duas máquinas de imagiologia, bem como a construção de dois furos de água para bombear cada mais de 520 litros/hora, que era um dos maiores problemas do hospital.
Ao todo, referiu, os equipamentos serão suportados com um novo grupo gerador de 250 Kva´s, garantir a funcionalidade regular dos meios a instalar.
O pastor acredita que as obras deverão estar concluídas num prazo superior a 12 meses, desde que se cumpra com os prazos acordados entre a igreja e o empreiteiro.
“Com a audiência tida recentemente com o Presidente da República, João Lourenço, houve mais uma vez uma promessa para a concretização deste desiderato, isto é, na reabilitação, ampliação e seu apetrechamento e como homem de palavra, as obras finalmente arrancaram, após uma promessa havida em 2010”, – disse.
O responsável defendeu, por outro lado, a necessidade de se melhorar a rede sanitária dos municípios, para desafogar o fluxo de doentes no hospital de Caluquembe, porque por mais serviços que se tenha mesmo que se faça a reabilitação, se não houver um trabalho noutras edilidades, a pressão sobre ele ainda será grande.
O hospital da IESA é o de maior referência na zona Norte da Huíla e recebe pacientes do Huambo, Benguela, Namibe e Cunene, dado reconhecido mérito no tratamento da tuberculose.
O município de Caluquembe dista 193 quilómetros a norte do Lubango e tem uma população estimada em 229 mil 509 habitantes.
Angop