Politica

  IGAE com carência de quadros no país

manuelsumbo
Mar 21, 2022

A Inspecção Geral da Administração do Estado (IGAE) necessita de reforço no seu quadro de inspectores e meios de trabalho, sobretudo rolantes, para potenciar a operacionalização em todo país.

A preocupação foi manifestada à imprensa, no Lubango, pelo inspetor-geral da IGAE, Sebastião Ngunza, a margem da inauguração, no fim-de-semana, do segundo call center do país, depois de Luanda, afirmando que essa falta cria dificuldades no seu normal funcionamento.

Sem avançar o número de especialistas, pessoal administrativo e meios necessários para o asseguramento da instituição, afirmou que há garantias de que o problema será ultrapassado em breve.

Sebastião Ngunza a solução para munir a IGAE de quadros passa pelo aproveitamento dos técnicos de gabinetes de inspecção extintos, nomeadamente as inspecções ministeriais e as dos governos provinciais.

Na sequência disso, segundo o inspector-geral, decorre um processo que chamou de “regime de transição” em vigor, aprovado por Decreto Presidencial e que vai suprir essas necessidades.

A IGAE é uma instituição do Estado aprovada pelo Decreto Presidencial Nº 242/20, de 28 de Setembro, com a missão de efectivar o controlo interno da Administração Pública, por via da inspecção, fiscalização, auditoria, supervisão, controlo, sindicância e averiguações da actividade de todos os órgãos, organismos e serviços da administração directa e indirecta do Estado.

Fonte: Angop