INL e UNAC assinam Protocolo de Cooperação por Ocasião do Dia Internacional da Língua Materna
O Instituto de Línguas Nacionais, ILN, do Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente, e a União Nacional dos Artístas e Compositores, UNAC – Sociedade de Autores, assinam, esta segunda-feira, 21 de Fevereiro, às 15h30, no Memorial Dr. Agostinho Neto, em Luanda, um protocolo de cooperação com o objectivo de estabelecer uma adequada política na utilização das línguas nacionais.
Por: Armando Maquengo
Enquadrado nas celebrações do 21 de Fevereiro, Dia Internacional da Língua Materna, segundo uma nota distribuída à impresa, o protocolo prevê a transcrição de composições e a tradução de textos, a formação de curta duração, para os artistas e compositores, no domínio da escrita e leitura em línguas nacionais.
As partes, ILN e a UNAC – SA, irão cooperar na revisão de textos em línguas nacionais para obras discográficas ou documentárias, sobre as artes, bem como a busca de patrocínios para a criação de um arquivo sonoro sobre a música angolana.
O encontro prevê, ainda, a interpretação de temas em línguas nacionais, nas vozes de Carlos Lamartine e Luís Lau (kimbundu), João Alexandre e LCY (kikongo), Sabino Henda (umbundu), Acácio Bambes (olunyaneka), Beto Bungo (ifyoti) e Branca Celeste (cokwe).