Actualidade

Inspectores da ANIESA detidos em flagrante por extorsão de 5 milhões de Kzs

armandomaquengo
Set 09, 2022
O Serviço de Investigação Criminal, deteve nesta quarta-feira, 07 de Setembro, no município de Viana, 4 cidadãos nacionais, com idades compreendidas entre os 27 aos 37 anos, dentre estes uma feminina de 35 anos, todos Inspectores da ANIESA, por extorsão, flagrados a receber a quantia monetária de 5 milhões de kwanzas, em Viana, montante este que seria uma contrapartida para ocultar uma multa aplicada à Empresa do referido Comerciante, soube WI-AO.
Por: Armando Maquengo
O Serviço de Investigação Criminal referiu que esta detenção, através da sua Direcção Central de Operações, em coordenação operativa com outras forças de defesa e segurança, é resultado de um árduo trabalho, em sede de denúncias apresentadas relativamente à extorsão de determinados comerciantes.

Já a multa aplicada, estava fixada em Akz 137.606.966.00, negociada fraudulentamente para 68.803.483.00, supostamente pelas seguintes infracções: falta de letreiro,  a não emissão de facturas aos clientes,  falta de estrutura de cálculo, falta de processos de importação, entre outros documentos. Salientar que os cidadãos ora detidos, por factos que configuram os crimes de extorsão, serão presentes nas próximas horas ao Ministério Público para a consequente responsabilização criminal, enquanto decorrem outras diligências.

Todavia, o SIC apela aos cidadãos de forma geral e aos Comerciantes de forma particular a denunciarem todos os actos de corrupção e extorsão de que sejam alvos por funcionários públicos.