Saúde

Instituto de Saúde do Cuanza Sul com cursos de fisioterapia e estomatologia

armandomaquengo
Ago 16, 2022

O Instituto Técnico de Saúde do Cuanza Sul vai contar, a partir do próximo ano lectivo, com os cursos de fisioterapia e estomatologia, informou segunda-feira, na cidade do sumbe, o director-geral da instituição, Elias Rodrigues.

Em declarações à imprensa, à margem da abertura do ano lectivo 2022/2023, o responsável justificou que a província há muito que carece de quadros nestas duas especialidades, razão pela qual o instituto solicitou aos ministérios da Saúde e da Educação a abertura destes cursos.

“A abertura dos cursos de fisioterapia e de estomatologia visa colmatar o défice de quadros nas diversas unidades hospitalares da província, pois a carência de técnicos de especialidade é uma das nossas maiores preocupações. Já recebemos luz verde e todas as condições estão criadas”, salientou.

Na ocasião, o director sublinhou que a instituição que dirige vai continuar a envidar esforços no sentido de melhorar a qualidade de ensino, de modo a formar quadros de saúde com técnicas aceitáveis a nível da província e do país.

Para o ano lectivo 202272023, a instituição tem disponíveis 252 vagas, para os cursos de análises clínicas, enfermagem, farmácia, fisioterapia e estomatologia.

O Instituto Técnico de Saúde do Cuanza Sul foi criado em 1976 e já formou mais de seis mil técnicos médios de várias especialidades.

As aulas são asseguradas por 33 professores e 14 funcionários administrativos.