Interclube promete disputa do título no Unitel-Basket
O número “um” da turma da polícia, garantiu que as condições estão criadas e deposita total confiança, quer na equipa técnica quer nos jogadores para alcançarem aquele que será o primeiro campeonato, a nível de seniores na história do clube, noticiou hoje o JN.
A cerimónia, que aconteceu na sede social do clube, contou com as presenças de entidades ligadas à mesa da assembleia-geral, membros da direcção e sócios do clube que deram a maior força ao grupo de trabalho.
O novo plantel da turma da polícia será composto por dezassete atletas, nomeadamente Egídio Ventura, Helmer Felix, Ludgero Galiza, Fidel Cabita, Jonatão Jungo, Josiney Joaquim, Glofate Buiamba, Carlos Cabral, Emanuel Sebastião, Paulo Márcio, Edivaldo Simão, Francisco Gomes, Geovane Kibinga, António Ndalimbiliwa, Gilson Martins, Wilson Ambrósio e Valdelício Joaquim.
Do lote de jogadores que constituem o plantel dos polícias para imporem “ordem” no Unitel Baske constam ainda a inclusão de alguns juniores que irão fazer dupla categoria de formas a ganharem experiência.
A equipa técnica foi confiada ao Espanhol Julián Martines que rendeu no cargo o angolano Raul Duarte, e tem como adjunto o Hélder Domingos “Zé Dião”. Os dois treinadores terão a responsabilidade de lutar pela conquista do tão almejado título de campeão nacional, taça de Angola e o provincial da modalidade.
O poste Valdelício Joaquim, o treinador espanhol, Julian Martinez bem como o extremo Wilson Ambrósio foram os destaques do plantel do Interclube apresentado ontem para atacar todas as provas em que os polícias estão inseridos na época 2022/2023.
Valdelício Joaquim proveniente do Petro de Luanda assinou um contrato válido por uma temporada e mais uma de opção, devendo disputar a titularidade da posição cinco com os homólogos Gilson Martins vindo do Atlético Sport Aviação (ASA) e Josiney Joaquim.
De 32 anos de idade, 2,09 de altura, o poste torna-se no grande reforço da turma do Rocha Pinto, com passagens pelo Recreativo do Libolo (2014-2017), no campeonato argentino em representação da equipa Obra Sanitárias (2017-2018). Em França jogou pelo ATB Le Havre (2018) e UJAP Quimper 29 (2018-2019). De resto, é um atleta que dispensa apresentações pelo seu jogo ofensivo e defensivo.
De 52 anos, Julian Martinez foi campeão Belga ao serviço do Belfius Namur-Capitale (2012-2014), título que lhe mereceu a distinção de melhor treinador do referido ano, além de ter orientado a selecção feminina de Moçambique. Na época de estreia no basquetebol angolano, o técnico espanhol, que assinou igualmente por uma época, tem a grande responsabilidade de fazer mais e melhor que o antecessor.