Investidores arrecadam 223 mil milhões kz na BODIVA
Os Investidores do Mercado Secundário de Dívida Pública, MSDP, gerido pela Bolsa de Dívida e Valores de Angola, BODIVA, arrecadaram 223 mil milhões Kz (442 mil USD) resultantes dos negócios, realizados no I trimestre, segundo cálculos do mercado.
De acordo os dados da BODIVA, divulgados pelo jornal Mercado, estes valores representam um decréscimo de 1,91% face ao período homólogo onde foram arrecadados 227 mil milhões kz.
No período de Janeiro a Março, foram processados 145 eventos de distribuição de rendimentos, nomeadamente, 132 pagamentos de cupão e 13 resgate .Em termos de volume foram resgatados 22 milhões títulos perfazendo um valor líquido de 431 mil milhões Kz (855 milhões USD).
No período em análise constata-se que no que se refere aos comitentes finais dos negócios realizados existe uma prevalência dos agentes de intermediação e das empresas.
Os agentes de intermediação com uma quota de 72,14% lideram em termos de montante negociado. Estes movimentaram no I trimestre cerca de 313 mil milhões Kz, já as empresas com uma quota de 20,87% vêem a seguir com um montante de 90 mil milhões kz.
Os clientes particulares com um montante de 30 mil milhões kz e com uma quota de 7% são os que menos negociaram neste período.
Quanto as operações de compra, verifica-se que os agentes de intermediação representam 78,97% do montante total (216 mil milhões Kz), sendo que, os clientes particulares e empresa 11,48% e 9% respectivamente. No que se refere às operações de venda, os agentes de intermediação representaram 60, 30% do montante total, logo seguido pelas empresas com 32,19% clientes particulares que representam 2,51%.
Relativamente ao número de negócios realizados e a posição compradora ou vendedora dos comitentes, mantém-se a tendência verificada no ano passado, isto é, os agentes de intermediação e as empresas privilegiam a posição vendedora em detrimento da posição compradora. Já os clientes apresentam comportamento oposto, privilegiando, a posição compradora.
De acordo com relatório da BODIVA as instituições financeiras foram as que mais negociaram, na posição compradora e vendedora, com um total de 312,96 mil milhões Kz.
Na posição compradora as instituições financeiras negociaram um total de 171 mil milhões kz, seguidos dos clientes particulares com um montante de 24,91 mil milhões Kz. Quanto às vendas, as instituições financeiras transaccionaram 141,7 mil milhões Kz, logo seguido das empresas do sector do Comércio a grosso e a retalho com 52,13 mil milhões Kz.