Politica

João Lourenço anuncia aumento do salário mínimo nos próximos dias

armandomaquengo
Jan 28, 2022

O Presidente do MPLA e da República, João Manuel Gonçalves Lourenço, anunciou nesta sexta-feira, 28 de janeiro, na província do Cuando Cubango, o aumento do salário mínimo nacional.

Por: Armando Maquengo

De acordo com o também presidente do partido no poder em Angola, MPLA, no cumprimento das políticas defendidas por este partido, o Executivo vai provar nos próximos dias o aumento do salário mínimo nacional e o ajustamento do salário da função pública.

A medida, vai aumentar dessa forma, os rendimentos mensais dos trabalhadores e respetivas família, segundo adiantou João Lourenço, Presidente do MPLA.

Os pronunciamentos foram feitos durante o discurso de abertura do lançamento da agenda política do ano 2022, do “partido dos camaradas”, acto acolhido pela cidade do Menongue, capital da província do Cuando Cubango.

“O Executivo saído das eleições gerais de 2017 e que nos conferiu legitimidade para governar, encontrou um quadro macro-económico complexo, de crise económica que perdurava desde 2014, uma dívida pública bastante alta, uma dívida externa igualmente alta, uma sociedade corroída pela alta corrupção mas, pior do que isso, pela impunidade, o que levou a uma quebra total da credibilidade do país perante os credores internacionais e a comunidade internacional no geral”, disse.

Ainda em declarações, referiu que no cumprimento das orientações plasmadas nos documentos reitores do Partido, desde cedo que vem trabalhando com determinação para inverter este quadro então vigente desfavorável à economia, ao investimento privado, à atracção do investimento directo estrangeiro e, consequentemente, à criação de emprego.

Como se não bastasse, ressaltou, a meio do mandato que nos foi conferido pelo povo angolano deparámo-nos com o súbito surgimento da pandemia da COVID-19 que perdura há dois anos, que está sem fim à vista e  cujas consequências são  bastante severas para as pessoas e as economias de Angola e de todo o mundo.

“Apesar da conjuntura desfavorável, o país vai realizar as eleições gerais em Agosto do corrente ano”, garantiu.

Por outra, assegurou que o MPLA vai para estas eleições com o sentimento de ter sabido superar as adversidades inerentes ao quadro atrás descrito, com bastantes realizações do Executivo por si suportado e que permitem chegarmos hoje a uma situação de optimismo e confiança no futuro imediato.