Politica

João Lourenço constata execução das obras da futura sede da CNE

armandomaquengo
Mar 26, 2022

 O Presidente da República, João Lourenço, inteirou-se, neste sábado, do nível de execução das obras das futuras instalações da Comissão Nacional Eleitoral (CNE), localizadas na zona dos Coqueiros, na baixa de Luanda.

João Lourenço, que em Agosto de 2021, com o mesmo propósito, visitou a infra-estrutura, recebeu hoje explicações sobre o andamento das obras e como vão funcionar os vários compartimentos do edifício.

A nova sede da CNE, com previsão de conclusão para Abril, vai contar, igualmente, com um Centro de Escrutínio para contagem dos votos eleitorais.

Angola realiza neste ano de 2022 as suas quartas eleições gerais.

Para suportar as obras, o Executivo angolano autorizou, em Julho de 2020, uma despesa no valor de 44 milhões 731 mil 750 dólares norte-americanos.

As obras do edifício, desenhado para ser um complexo que vai albergar serviços antes realizados fora das actuais instalações, estão a cargo da empresa Mitrelli Group, Ltd.

A Comissão Nacional Eleitoral funciona, actualmente, em três andares de um edifício da rua Revolução de Outubro, em Luanda, e realiza o escrutínio de eleições em instalações arrendadas.

Nas eleições anteriores, realizadas em Setembro de 2017, a CNE arrendou um espaço no Centro de Convenções de Talatona, para o processamento e escrutínio de dados, pelo facto de as actuais instalações serem inadequadas para o efeito.

Fonte: Angop