João Lourenço envia mensagem ao homólogo da Zâmbia
O ministro angolano das Relações Exteriores, Téte António, expressou, nesta quinta-feira, em Lusaka, ao Chefe de Estado zambiano, Hakainde Hichilema, uma mensagem verbal do Presidente João Lourenço.
Na mensagem, o Presidente angolano, em nome próprio, do Governo e do povo angolano, transmite “sentidas condolências” pela perda do ex-Chefe de Estado, Rupiah Banda.
Em representação do Presidente João Lourenço, Téte António destacou, no livro de condolências, as qualidades do antigo Estadista zambiano, Rupiah Banda, que será sepultado sexta-feira no Cemitério Presidencial em Lusaka.
Segundo uma nota do Ministério angolano das Relações Exteriores, o Governo da Zâmbia organizou, nesta quinta-feira, um funeral de Estado, em Lusaka, com a presença de Chefes de Estado e de Governo estrangeiros e outros convidados.
Já na sexta-feira, informa o documento, o ex-Presidente será sepultado no Cemitério Presidencial em Lusaka.
Rupiah Banda, 4° Presidente da República da Zâmbia, morreu sexta-feira (11), aos 85 anos, vítima de doença, tendo governado a Zâmbia de 2008 a 2011, em substituição de Levy Mwanawasa.
Depois de Lusaka, o chefe da diplomacia angolana segue para Lilongwe, no Malawi, onde participará, de 18 a 19 do mês em curso, numa sessão do Conselho de Ministros da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC).
Angop