Politica

João Lourenço informa Ciryl Ramaphosa sobre as relações entre a RDC e Ruanda

armandomaquengo
Jul 21, 2022

O Presidente da República, João Lourenço, falou ao princípio da tarde desta quinta-feira, ao telefone, com o homólogo da África do Sul, Ciryl Ramaphosa, a quem prestou uma informação detalhada sobre o processo de mediação que lidera visando a normalização das relações entre a República Democrática do Congo e o Ruanda.

No contacto, segundo avançou JA, João Lourenço deu nota do progresso que os esforços diplomáticos têm registado, sendo um resultado concreto a realização, neste momento em Luanda, da reunião da Comissão Mista Permanente Ruanda-República Democrática do Congo, que não se realizava há dez anos e que foi uma das decisões da recente Cimeira tripartida de Luanda, sob liderança do Presidente João Lourenço.

O Presidente Ciryl Ramaphosa, na conversa com o seu homólogo angolano, manifestou o interesse de ter na próxima Cimeira da SADC, marcada para Agosto próximo, uma informação detalhada sobre o processo de mediação que Angola leva a cabo a favor do entendimento entre o Congo Democrático e o Ruanda. Os dois Presidentes acordaram em usar os mecanismos diplomáticos convencionais para a circulação da informação por forma a manter as instâncias da SADC a par dos acontecimentos.

Por último, o Presidente sul-africano desejou que Angola realize eleições pacíficas e em ambiente de harmonia no próximo mês de Agosto, conforme uma informação divulgada pela Presidência da República a que o Jornal de Angola teve hoje acesso.