Politica

João Lourenço recebeu em Luanda credenciais de novos embaixadores

joaquimjose
Jul 20, 2023

O Presidente da República angolana, João Lourenço, recebeu hoje, numa cerimónia no Palácio Presidencial, em Luanda, as cartas credenciais dos novos embaixadores do Uruguai, Austrália, Chile e Eswatini, todos com o estatuto de não residentes.

Durante o acto, os diplomatas, Nester Navarro, Uruguai, Julio Fiol, Chile, Mlondi Dlamini, Eswatini e Tegan Brink, Austrália, conversaram, separadamente, com o Presidente da República, João Lourenço.

Cerimónia semelhante teve lugar na última quarta-feira (19), tendo o Estadista angolano recebido Cartas Credenciais dos embaixadores residentes do Uganda, Julius Katembeka, Vietname, Duong Chue, e Senegal, Ndao Malik.

Na quarta-feira, o Presidente João Lourenço também recebeu cartas credenciais dos embaixadores residentes da Turquia, Ufuk Ekici, de Cabo Verde, Júlio de Morais, e dos Emirados Árabes Unidos, Salem Alshamsi.

As cartas credenciais são documentos formais que designam um diplomata como embaixador para outro Estado soberano, segundo a Angop.

Essas cartas são dirigidas de um Chefe de Estado a outro, pedindo-lhe para dar credibilidade a tudo que o embaixador diga em nome de seu país.

As cartas são apresentadas pessoalmente pelo embaixador ao Chefe de Estado em cerimónia formal, acto que formaliza o início imediato das funções diplomáticas no país.