Politica

João Lourenço será recebido na Casa Branca por Joe Biden a 30 de novembro

armandomaquengo
Nov 27, 2023

O Presidente angolano, João Lourenço, vai ser recebido pelo seu homólogo norte-americano, Joe Biden, na próxima quinta-feira, no âmbito do 30.º aniversário das relações diplomáticas entre os dois países, anunciou a Casa Branca.

Os dois chefes de Estado deverão debater também os próximos passos no aprofundamento da cooperação bilateral a nível do comércio, investimento, clima e energia, bem como o desenvolvimento da Parceria para Infraestruturas e Investimentos globais (PGI) do Presidente Biden para o Corredor do Lobito.

Esta infraestrutura ferroviária vai ligar Angola, a República Democrática do Congo e a Zâmbia aos mercados globais através do porto angolano do Lobito.

Este encontro vai guiar-se pelos princípios da Cimeira de Líderes EUA-África, em particular no que diz respeito à forma como os Estados Unidos e as nações africanas podem continuar a trabalhar em conjunto para enfrentar os desafios regionais e globais, adianta o comunicado da Casa Branca.

Relações Angola e EUA

Angola e os Estados Unidos da América estabeleceram relações diplomáticas formais em 1993.

Angola é o terceiro maior parceiro comercial dos EUA na África Subsaariana devido, sobretudo, à exportação de petróleo. Os dois países cooperam em vários domínios, com realce para o comércio, as finanças, a energia, indústria transformadora, segurança, saúde e justiça.

As trocas comerciais entre Angola e os Estados Unidos da América atingiram, até Novembro de 2019, cerca de 1,4 mil milhões de dólares.