Politica

Joaquim do Espírito Santo apresenta cartas credenciais como Embaixador na Jamaica

armandomaquengo
Fev 18, 2022

O embaixador de Angola nos Estados Unidos da América (EUA), Joaquim do Espírito Santo, vai apresentar, esta sexta-feira, 18 de Fevereiro de 2022, as cartas credenciais como Embaixador de Angola na Jamaica.


Joaquim do Espírito Santo apresenta as cartas credenciais, como embaixador residente nos EUA, ao Governador-Geral da Jamaica, Patrick Allen, em cerimónia a decorrer em formato virtual.

Recordar que, em Novembro, aquando da entrega das cartas figuradas, a ministra dos Negócios Estrangeiros da Jamaica, Kamina Johnson Smith manifestou o desejo de reunir-se com o ministro das Relações Exteriores, Tete António, para consultas bilaterais e identificar áreas passíveis áreas de cooperação entre os dois países.

Por outro lado, Kamina Smith enalteceu o papel de Angola na organização África, Caraíbas e Pacífico (ACP), na qual deseja cooperar com o governo angolano.

As relações diplomáticas entre a República de Angola e a Jamaica foram estabelecidas a 8 de Outubro de 2002.

No entanto, ainda não atingiram os níveis desejados entre ambos os países, sendo marcadas, sobretudo, por contactos a nível da diplomacia multilateral.

Por conseguinte, Angola defende a necessidade, urgente, de se aprofundar a cooperação bilateral, através da assinatura de um Memorando de Entendimento sobre o mecanismo de estabelecimento de consultas políticas entre os dois Estados.

Membro das Nações Unidas, a Jamaica integra, igualmente, a Organização dos Estados Americanos (OEA) e a África, Caraíbas e Pacífico (ACP), entre outras.

Depois de apresentar as cartas credenciais, o diplomata angolano viaja ainda esta sexta-feira para a cidade de Hampton para participar das celebrações do mês dos afro-americanos.

Durante as celebrações, Joaquim do Espírito Santo vai visitar o cemitério onde estão sepultados os primeiros escravos de origem angolana que chegaram aos EUA.

Na companhia de funcionários da missão diplomática de Angola nos EUA, o embaixador Joaquim do Espírito Santo vai visitar, também, o Museu da História Negra.

Fonte: JA