Desporto

Jogador do Blackpool se declara gay : “Quero ser um modelo ao fazer isso”

manuelsumbo
Mai 17, 2022

Jake Daniels, de 17 anos, é primeiro jogador a assumir homossexualidade na Inglaterra desde 1990 e recebe apoio do clube e dos companheiros.

Jake Daniels é um jovem atacante do Blackpool, da Segunda Divisão da Inglaterra, que ainda dá os seus primeiros passos no futebol profissional. Mas, aos 17 anos, sabe da importância de atitude que tomou nesta segunda-feira. Ele é o primeiro jogador do país a assumir sua homossexualidade desde Justin Fashanu, em 1990.

Daniels publicou um texto no portal oficial do clube e deu uma entrevista à emissora Sky Sports para falar sobre sua decisão. Ele disse estar muito aliviado e reforça que que quer ser um modelo para qualquer atleta gay que não se sinta confortável de se assumir.

Existem pessoas por aí no mesmo espaço que eu que podem não se sentir à vontade para revelar sua sexualidade. Eu só quero dizer a elas que você não precisa mudar quem você é, ou como você deveria ser, apenas para se encaixar – escreveu o jogador

Daniels é um dos destaques da equipa juvenil do Blackpool e fez mais de 30 gols na temporada. Em 2021/22, ele fez sua estreia profissional, ao actuar em um jogo na Championship, a Segunda Divisão da Inglaterra.

À Sky Sports, ele revelou que se assumiu para a mãe e a irmã logo depois de um jogo no qual marcou quatro gols. O atacante agradeceu todo o apoio que recebeu do clube e dos demais companheiros.

– O capitão (Chris Maxwell) foi uma das principais pessoas para quem contei e também me fez muitas perguntas. No final, ele apenas disse: “Estou tão orgulhoso de você”. Significou muito. Eu gosto quando as pessoas fazem perguntas. Eu só quero colocar tudo para fora e que as pessoas ouçam a minha história – reiterou Jake, à Sky Sports.