Cultura

José Mena Abrantes ensina dramaturgia

manuelsumbo
Mar 10, 2022

A Embaixada do Brasil em Angola e o Centro Cultural Brasil-Angola (CCBA) promovem sábado, entre as 11h00 e as 18h00, a masterclass de José Mena Abrantes, num encontro em torno da dramaturgia, inserido no projecto “Leituras Assistidas”.

 De acordo ao programa desta actividade, o encontro terá duas partes, a primeira no formato aula, a partir das experiências de Mena Abrantes na escrita do género dramático, e a segunda em diálogos sobre dramaturgia, a partir da experiência e questões levantadas pelo público. No intervalo, entre as 1400 e as 15h00, haverá venda de livros e sessão de autógrafos.

O teatro terá 80 lugares disponíveis, sendo obrigatório o uso de máscaras e a observação do distanciamento social durante a actividade. A produção pretende que a assistência alargue os conhecimentos sobre dramaturgia e celebrar o Março Mês do Teatro.

Prémio Nacional de Cultura e Artes, em 2012, José Mena Abrantes nasceu em Malanje a 11 de Janeiro de 1945. É jornalista, director e escritor de ficção. É licenciado em Filologia Germânica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Exerceu jornalismo desde 1975. Desde Janeiro de 2018, é consultor do Presidente da República. Director do grupo Elinga Teatro, publicou livros de poesia, outros tantos de ficção e 21 peças de teatro.

“Leituras Assistidas” é projecto de leitura dedicado ao género dramático, que tem realizado leituras de textos da dramaturgia contemporânea de autores de língua portuguesa, promovido concurso de dramaturgia, leituras e publicação digital dos textos premiados, criação de acervos de dramaturgia.