Jovens que vão votar pela primeira vez esperam por eleições pacíficas e tranquilas
Alguns jovens da Província do Huambo, mostram-se ansiosos pela possibilidade de poderem votar pela primeira vez nas eleições gerais, previstas para Agosto próximo, esperando que decorram num clima pacífico e tranquilo, para a consolidação da democracia.
Numa ronda efectuada, esta segunda-feira, em alguns Balcões Únicos de Atendimento ao Público da cidade do Huambo, constatou-se intensa movimentação de jovens com idades iguais ou superior a 18 anos, a fim de actualizarem os seus dados eleitorais.
Abordados pela ANGOP, reconheceram a importância do processo na consolidação da democracia e na promoção do desenvolvimento socioeconómico, através da escolha livre dos dirigentes do país.
Os aspirantes ao voto defenderam ainda a necessidade de as próximas eleições gerais virem decorrer num clima de paz, de tranquilidade e de cordialidade entre os principais concorrentemente.
Calisto Raimundo, de 20 anos de idade, por exemplo, irá às urnas pela primeira vez e espera que os angolanos venham dar mais uma prova da sua maturidade política durante o processo eleitoral, que considera ser de “extrema importância para o país”.
Por sua vez, o secretário da Igreja Kimbanguista na província do Huambo, Afonso Miguel, apelou à juventude no sentido de tomar atitudes que promovam o ambiente de harmonia e tranquilidade antes, durante e depois das eleições gerais.
Segundo o religioso, apesar das dificuldades, os jovens não devem aderir às práticas que não agregam valores aos anseios do Governo angolano ou destituir quem estiver no poder.
Angola perspectiva realizar, em Agosto próximo, as quintas eleições gerais, depois de 1992, 2008, 2012 e 2017.
Fonte: Angop