Actualidade

Kim Jong-un ordena que bebês recebam nomes patrióticos como ‘bomba’ e ‘arma’

manuelsumbo
Dez 05, 2022

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, emitiu uma ordem para que a população escolha para os filhos nomes mais “patrióticos”, como Chong Il (arma), Chung Sim (lealdade), Pok Il (bomba) e Ui Song (satélite).

Nomes com finais “suaves”, como A Ri (amado), So Ra (concha) e Su Mi (superbeleza), são populares na Coreia do Sul, mas Kim exigiu o fim da tendência no país que lidera.

De acordo com o ditador, nomes de estilo sul-coreano são um sinal de que Seul é apenas “uma cópia da decadente cultura ianque ocidental”.

Até o fim deste ano, todos os norte-coreanos terão que adoptar um nome mais “revolucionário” e quem não seguir essa nova orientação do governo comunista poderá ser multado ou ainda sofrer coisa pior, segundo informações publicadas pelo Daily Mail.

“Os residentes estão a reclamar que as autoridades estão a forçar as pessoas a mudarem seu nome de acordo com os padrões exigidos pelo Estado”, afirmou um cidadão norte-coreano anônimo à Radio Free Asia. “Desde o mês passado, avisos têm sido constantemente emitidos na reunião de moradores da unidade de vigilância do bairro para corrigir todos os nomes sem consoantes finais.”

O norte-coreano ainda explica que as consoantes no final adicionam significados políticos aos nomes, atendendo, assim, aos padrões revolucionários.

No entanto, alguns cidadãos não estão felizes com o pedido e até se atreveram a perguntar se podem dar aos filhos nomes que “refletem a actual era de fome e opressão”.

Já outros dizem que tentar ditar que tipo de nome os pais dão aos filhos é um sinal de que a “tirania” finalmente foi longe demais: “Como os humanos não podem se nomear? Somos realmente peças mecânicas ou gado?”, reclamou um irado cidadão.