Economia

KixiCrédito disponibiliza 50 milhões de kwanzas aos vendedores formalizados

joaquimjose
Mai 11, 2022

Cinquenta milhões de kwanzas é o valor disponibilizado pela empresa Microfinanças “KixiCrédito” em Malanje, aos vendedores de bancadas e ambulantes formalizados, no âmbito do Programa de Reconversão da Economia Informal (PREI).

A informação foi dada hoje, pelo director do Gabinete Provincial do Desenvolvimento Económico e Integrado, José Domingos, tendo realçado que trata-se de 31 agentes económicos beneficiados, dos 200 já visitados pela KixiCrédito.

Fez saber que estes micro-créditos foram concedidos aos agentes que desenvolvem acções nos domínios do comércio geral e da actividade agrícola.

A KixiCrédito é uma sociedade de microcrédito, a primeira a ser licenciada pelo Banco Nacional de Angola (BNA), em 2008, cuja actividade consiste em conceder créditos a micro e pequenos empreendedores, com a finalidade de contribuir para o crescimento dos seus negócios e consequentemente melhoria da qualidade de vida das suas famílias.

Em Malanje o PREI formalizou de Janeiro a presente data, 5 mil e 163 agentes económicos que exerciam actividades não legalizadas pelas artérias da cidade de Malanje e vendedores de bancada e ambulantes do mercado da Xawande.

Durante o período em referência, foram inseridos na base de dados do PREI, 7 mil 783 agentes económicos informais, cadastrados pela sua Brigada Móvel, bem como atribuídos 4 mil 695 cartões de vendedor, emitidos pela Administração Municipal de Malanje.

Ainda no âmbito do PREI, a Administração Geral Tributária (AGT) emitiu mil e 685 números de identificação fiscal (NIF) com vista ao prosseguimento de legalização de actividade económica, enquanto o Guiché Único de Empresa procedeu a emissão de 4 mil 468 certidões comerciais.

Já o Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), formou em matérias de gestão de pequenos negócios, mil e 394 agentes económicos e certificou 70 micro, pequenas e médias empresas.

Por sua vez, o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), procedeu a inscrição de 902 agentes económicos no sistema de protecção social.

Em curso desde 2020, o PREI é uma iniciativa do Governo de Angola, levada a cabo por uma comissão multissectorial coordenada pelo Ministério da Economia e Planeamento, com apoio orçamental da União Europeia (UE) e assistência técnica do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O mesmo congrega simultaneamente os serviços da Direcção Nacional de Identificação, Registo e Notariado, Administrações Municipais, Administração Geral Tributária (AGT), Guiché Único da Empresa (GUE), Instituto Nacional de Apoio às Micro, Pequenas e Médias Empresas (INAPEM), o Instituto Nacional de Segurança Social (INSS), KixiCrédito, entre outros.

Fonte: Angop