Economia

Kwanza no sistema de pagamentos da África do Sul e Namíbia

manuelsumbo
Jul 20, 2023

A moeda nacional ” kwanza” poderá ser colocada no sistema de pagamentos em tempo real da África do Sul e Namíbia, para o aumento das trocas comerciais, anunciou esta quarta-feira, o vice-governador do Banco Nacional de Angola (BNA) .

Segundo Pedro Castro e Silva é “quase a democratização do sistema bancário”, – o ‘Open Banking’ e ‘Open Finance’ -, um novo sistema que Angola vai iniciar nos próximos meses.

“Já está aprovada e temos uma equipa também na fase final do trabalho com o SARB, o banco central da África do Sul, e o Banco da Namíbia, para integrarmos os sistemas de pagamento Angola, África do Sul e Namíbia, e permitir que os nossos sistemas de transferências instantâneas estejam interligados”, referiu.

“Vamos colocar o kwanza também no sistema de pagamentos em tempo real da SADC [Comunidade de Desenvolvimento da África Austral], está sediado no banco central da África do Sul. Vamos pôr lá o kwanza, na perspectiva de ser mais uma forma de poupar custos, não passar por correspondentes em dólares e também contribuir para aumentar as trocas comerciais aqui a nível da SADC”, acrescentou.

Em termos de inovação com foco no cliente, Pedro Castro e Silva referiu que já é possível compensar e liquidar operações sete dias por semana e mais para o final do terceiro trimestre está previsto que uma transferência seja feita em 24 horas.