Economia

Kwanza termina a semana a valorizar ligeiramente – Dólar está a valer 824,5 kz, euro custa 922,2

armandomaquengo
Jul 21, 2023

O kwanza termina esta semana a valorizar ligeiramente face ao dólar e ao euro. Ao final da manha desta sexta-feira, a moeda norte-americana está, pelas 12:30, a custar 824,5 kz, enquanto a moeda europeia custa 922,2, de acordo com a taxa de câmbio média do BNA.

A moeda nacional parece interromper assim o ciclo acelerado de depreciação face às principais moedas internacionais, mas será difícil voltar, para já, aos valores de Janeiro deste ano, quando 1 USD valia pouco mais de 503 Kz.

O elevado volume de pagamento da dívida aos credores internacionais no mês de Maio, que levou a que a oferta de divisas tenha diminuído, e a queda do preço do petróleo provocaram uma acentuada descida do valor do kwanza, que se tornou na moeda africana mais fraca em relação ao dólar.

O petróleo representa mais de 90% das exportações do País e as exportações de crude, no primeiro trimestre deste ano, caíram cerca de 30% face ao ano anterior, ou seja, o Brent, que serve de referência para as exportações angolanas, foi negociado a 82,10 USD o barril em média, no primeiro trimestre de 2023, comparativamente aos 97,90 USD no mesmo período do ano passado.

NJ