Cultura

Leitura de livros infantis retoma de forma presencial

manuelsumbo
Mar 04, 2022

A leitura do livro “Marinheiro de Terra Firme”, da escritora espanhola Laia de Ahumada, marca hoje, às 14h00, em Luanda, o regresso do projecto literário “Contando Histórias”, do Centro Cultural Brasil-Angola (CCBA).

A iniciativa, que esteve suspensa devido a pandemia, retoma de forma presencial e são aguardadas mais de 50 crianças, dos três aos 13 anos, com acesso gratuito. A leitura do livro de hoje, “Marinheiro de Terra Firme”, é feita por Maria Ângela, funcionária do CCBA

Além do acto presencial, o projecto vai ser também exibido nas redes sociais, com transmissão todas às quintas-feiras, a partir das 10h00, na página do CCBA, no facebook.

A directora do CCBA, Marisa Cristino, disse, ao Jornal de Angola, que pretende com as sessões de contos aproximar as crianças à literatura, sobretudo as obras de ficção, visando estimular o mundo imaginário destas, assim como o hábito de leitura.

“Marinheiro de Terra Firme”, de Laia de Ahumada, é um dos títulos da Secretaria do Livro e da Leitura do Brasil. Com ilustrações de Gemma Capdevila, o livro conta a história de Jan, um jovem que quer descobrir os segredos da terra, depois de viajar pelo mar com os pais. O rapaz passa o dia a anotar, no diário de bordo, algumas descobertas, ao ponto de deixar a infância para entrar cedo na idade das decisões. O livro é um relato breve e profundo, inspirado numa história real, com diálogos alternados, escrito para criar uma aproximação à vida na natureza.