Cultura

Leonardo DiCaprio doa mais de nove milhões de euros à Ucrânia

manuelsumbo
Mar 09, 2022

A matriarca da família era natural de Odessa e morreu em 2008. Até agora, é o maior donativo de uma pessoa singular para a causa.

Leonardo DiCpario é um homem de causas. Longe das câmaras, o actor de Hollywood é conhecido por participar em inúmeras campanhas contra o aquecimento global e as alterações climáticas, um dos temas em relação ao qual mais tem feito ouvir a sua voz activista. Porém, essa preferência não o tem impedido de aderir a outras acções humanitárias. A mais recente de apoio à Ucrânia, para onde canalizou um pouco mais de nove milhões de euros.

De acordo com o jornal Polish News, a informação foi avançada pelo Fundo de Investimento Internacional de Visegrado. Segundo o mesmo que é uma aliança cooperativa formada pela Hungria, Polónia, Republica Checa e Eslováquia, este é o maior donativo de uma pessoa singular para a causa.

A contribuição tem, no entanto, uma motivação bastante pessoal para o actor . A sua avó materna nasceu na região de Odessa, na Ucrânia, com o nome de Jelena Stepanovna Smirnova tendo mais tarde emigrado para a Alemanha  e posteriormente para os Estados Unidos. Leonardo DiCaprio, por sua vez, mantinha uma relação de grande proximidade com a avó uma vez que acabou por ser criado por ela e pela sua mãe. Ambas apoiantes incondicionais da sua carreira cinematográfica.

A avó do actor acabou morreu em 2008, aos 93 anos. Até lá, fez sempre questão de acompanhar o neto e a filha às estreias dos seus filmes.