Agenda

Luanda acolhe a 1ª edição do festival Original Kizomba em Outubro

joaquimjose
Set 12, 2022

Luanda acolhe a 1ª edição experimental do Festival Original Kizomba, que se realiza no dia 22 de Outubro deste ano, anunciou a organização da Associação Original Kizomba, na sexta-feira no Memorial Dr. António Agostinho Neto.

De acordo com o Jornal de Angola, o anunciou foi feito, durante apresentação da marca, uma criação do artista plástico Guilherme Mampuya, o presidente da Associação Original Kizomba, Valdemiro de Sousa, que fez um discurso no qual exaltou o simbolismo do Memorial.

“Cabe-me a honra em nome da Associação Original Ki-zomba tecer breves considerações sobre o projecto que vimos aqui apresentar, neste magno local, pela grandeza do Poeta Maior, pois que da sua poesia, consentimos que haveríamos de voltar às nossas tradições, aos nossos ritmos e sons, às nossas danças”.

Referiu também, que pretendem partilhar com o mundo a kizomba, uma pertença colectiva dos angolanos como bem imaterial da humanidade. Um dos principais propósitos da associação é a realização do Festival Original Kizomba onde serão realizadas palestras e seminários para aferirem algumas verdades, mas também o desejado intercâmbio de experiências vindas de outras partes do globo.

“queremos ser agentes de mudança comportamental no que toca ao aco- lhimento de quem nos visita. Precisamos de igual modo envolver as comunidades estrangeiras residentes em Angola e convidá-las a celebrar a nossa kizomba”, realçou, Valdemiro Sousa.

Para além de Valdemiro de Sousa, que ocupa o cargo de presidente da Associação Original Kizomba, fazem igualmente parte da direcção José Castelo Branco, Eduardo Paím, São Sampaio e Ilídio Braz, como vice-presidentes.