Actualidade

“Luanda afirmou-se como um lugar de oportunidades e amplos desafios” e não uma “cidade problema”, diz Governador

joaquimjose
Jan 25, 2023

O governador de Luanda, endereçou esta quarta-feira, uma mensagem aos angolanos, em data de celebração da capital do país, que completa hoje 447 anos de existência, referindo que “Luanda afirmou-se como um lugar de oportunidades e amplos desafios” e não uma “cidade problema”.

Por: Joaquim José

O Governador Provincial de Luanda, Manuel Homem, falou directamente ao povo angolano através da rede social Facebook, começando por dizer, “caros concidadãos, celebramos, esta quarta-feira, 25 de Janeiro, 447 anos de existência como Cidade cosmopolita, albergando, aproximadamente, dez milhões de habitantes”

A mensagem publicada na página do Governo Provincial de Luanda, com a assinatura de Manuel Gomes da Conceição Homem, em um texto longo, conta que “ao longo de anos, todos encontrámos em Luanda um espaço de acolhimento, residência, trabalho ou formação académica”, e que, “na verdade, Luanda afirmou-se como um lugar de oportunidades e amplos desafios”.

Por outro lado o governante, apontou na mensagem que “a pressão exercida pelo seu tecido social faz com que, em vez de admirarmos a sua beleza, encaremos Luanda mais como uma “cidade-problema”.

Segundo Manuel Homem, Luanda tem inúmeros encantos, dos quais nos constituímos herdeiros e cuja história somos chamados a manter viva. Entretanto, existe um activo particular e raro: os seus cidadãos. “Hoje, que somos chamados a governar Luanda, temos o cidadão no centro das nossas atenções, como aquele a quem dedicamos o nosso saber, o nosso compromisso de lhe dar um tratamento cada vez mais humanizado e um ouvido atento às suas preocupações” disse.

É este cidadão que queremos que colabore connosco, para fazermos de Luanda uma Cidade boa para se viver. Estamos abertos a ouvir a todos”, acrescentou.

“Todavia, o Governo Provincial de Luanda mantém a consciência de que, após estes 447 anos, tem sobre si muitos desafios para ultrapassar e acções por concretizar na Província, com responsabilidade e patriotismo, com vista a trazer, todos os dias, soluções para os problemas apresentados pelos cidadãos”, conclui no texto.